quarta-feira, janeiro 02, 2008

Lula e o otimismo prático


O presidente Lula parece, mas está, não preocupado com o fim da CPMF e a perda de 40 biliões em impostos para seus projetos sociais. Segundo sua assessoria, não haverá cortes nos programas sociais e no PAC (Programa de aceleração do crescimento). O governo fará apenas ajustes no orçamento e contenção de despesas. O discurso de Lula se volta para um otimismo prático, para a promessa de um 2008 melhor em todos os sentidos, tanto econômico como social.


Nosso amado presidente é um dos poucos que se preocupa em manter os programa sociais a todo vapor, pois essa iniciativa é a marca de sua política. Com o apoio de bolsas sociais, muitos pobres deixaram a situação de miséria para uma outra mais ou menos cômoda. O pior é que se elogia tais conquistas. O Brasil atingiu o nível de desenvolvimento que o colocou entre as nações com alto índice de IDH, mas na última posição. Assim, existe muita coisa para concertar neste país.


Para amenizar o fim da CPMF, o governo irá investir em fiscalização contra a sonegação. Vai promover um controle rígido nas movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Pretende acabar com o desvio de dinheiro e a corrupção. Claro que tudo isso é importante, entretanto existem outras dificuldades. Se o governo não melhorar a infra-estrutura do país e cortar os gastos públicos não obterá bons resultados. Primeiro se arruma a casa, depois se faz as reformas.


Se Lula continuar com boas relações internacionais e ao mesmo tempo se preocupar mais com as reformas essenciais para o país, com certeza teremos um 2008 melhor. Mas é preciso ver essa melhora na prática e não no papel. O otimismo teórico pouco representa para a nação. Precisamos ver um otimismo prático, uma verdadeira revolução na situação de desigualdade. É essa praticidade que nosso presidente e seus auxiliares necessitam adquirir.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!