quinta-feira, janeiro 24, 2008

Em defesa da "Filosofia"


"A Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006, do Conselho Nacional
de Educação (CNE), determina a obrigatoriedade do ensino de filosofia e
sociologia para o ensino médio. A resolução também estabelece que os sistemas de
ensino terão até agosto deste ano para fixar as medidas necessárias para a
inclusão das disciplinas no currículo". (Fonte:
Portal MEC)


A Filosofia e a Sociologia se tornaram disciplinas obrigatórias no ensino médio. Uma luta que a comunidade filosófica ganhou. Sabemos que o ensino dessas disciplinas haviam sido retirado da grade curricular no tempo da ditadura. Seu retorno se faz necessário para formação de cidadãos críticos e participativos. O que temos para oferecer como conteúdo filosófico é muito mais que história. É a oportunidade que os jovens terão para expressarem seu ponto de vista sobre assuntos como política, saúde, vida familiar e diversos outros tópicos que gravitam em torno do saber filosófico.

O medo que todos têm é se o curso de Filosofia complicará outras disciplinas. De maneira nenhuma. Inclusive, serve muito bem como complemento para instigar a curiosidade, a vontade de aprender e conhecer muitas outras coisas. Quem se integrar aos temas filosófico verá que são de natureza reflexiva. A reflexão é muito importante em outras disciplinas, como por exemplo, a Física. Muitos não conseguem aprender Física porque simplesmente não conseguem pensar o problema proposto. Ficam perdendo horas decorando fórmulas que só podem ser usadas a partir de um contexto problemático, mediante a interpretação do enunciado.

A Física, a Matemática, a Biologia e tantas outras matérias seriam bem mais fáceis de aprender quando se usa o pensamento reflexivo. A principal tarefa da Filosofia é suscitar esse pensamento. Levar os jovens a gostar de questionar, adquirir o espírito socrático e aprender descobrindo o novo. O caráter investigativo da Filosofia deve proporcionar ao jovem uma visão que ele até então nunca percebera, pois nesse mundo em que a era da tecnologia e da informática imperam sobre nossa autonomia, os jovens já não pensam, já não gastam energia com coisas que eles sabem que vão encontrar prontas na Internet.

Estou astiando a bandeira em prol da Filosofia, mas de uma Filosofia do pensar, do refletir e de questionar. Uma Filosofia que forme pessoas críticas e honestas, com opinião própria. Não podemos apoiar jamais o sucateamento dessa disciplina e o seu desprezo, assim como fazem com outras matérias de humanidade. Não podemos deixar que seja mais um item no currículo. A Filosofia precisa fazer a diferença, e com certeza vai, graças ao apoio que muitos tem dado a matéria. Juntos podemos dar uma cara nova ao conhecimento filosófico. Unindo Saber e Vivência, Prática e Compromisso, Técnica e Democratização do conhecimento.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!