terça-feira, janeiro 29, 2008

Contra um novo atentado ao Saber!

Sócrates foi levado a julgamento pela elite ateniense sob a acusação de corromper a juventude, além de difamar os deuses e pregar falsas crenças. Muitos de seus amigos ainda queriam salvá-lo. Mas como salvar um Filósofo que mostrava a ignorância e tolice dos seus próprios juízes e acusadores? A pena pela heresia cometida era chibatadas ou expulsão da cidade. Sócrates prefere a morte. Se mata porque não pode mais suportar um mundo preconceituoso e mal informado, um mundo que não o merece. Também deseja descobrir "o que é a morte?" Uma pergunta que ele deve ter se feito, pois sua natureza era o "questionar".

Hoje, muitos Sócrates andam se matando (em vários sentidos) por culpa da elite preconceituosa e mal informada que ronda nossas Universidades, Ministérios e Governos. Pessoas questionadoras, militantes, defensoras de causas nobres, que só contribuem para o engrandecimento da nação. Entretanto, não é a meta o crescimento de todos, só da elite (entendam elite como qualquer grupo, não especificamente os ricos, que querem poder). Por que o Brasil deve crescer com gente insignificante?

O questionador incomoda. É preciso que se cale, dizem os poderosos. As pessoas não conseguem se guiar sozinhas, precisam de alguém ou grupo que mostre o caminho correto para elas. Em troca desse favor, é necessário certa idolatria, certos benefícios aos que indicam esse caminho. Quem pensa assim é de uma mediocridade grotesca. Não posso compactuar com gente metida a sabichão. As pessoas precisam se guiar por si mesmas, pela Razão. Onde está a Razão? O que fizeram com a Razão? Ah! Já sei! A industrializaram.

Você quer ter uma razão só sua, pois bem, venha comprar sua razão aqui na feira, ela custa baratinho. Leve duas, pague uma. Nossa! Veja no que se transformou a Razão, em produto de luxo. A Razão não está em mim, está fora de mim, preciso colocá-la para dentro. Os Sócrates do mundo querem te ajudar a encontrar sua razão. Ela não está no mercado, está em você.

Todo os Sócrates incomodam, fazem barulho, não deixam ninguém dormir. As guerras não deixam ninguém dormir. A violência e a perda não deixam a gente dormir. Onde está seu Sócrates agora? Foi passear ou está dormindo?

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!