segunda-feira, maio 21, 2007

As injustiças

"A JUSTIÇA É CEGA, MAS A INJUSTIÇA PODEMOS VER"
Se entendermos por injustiça aquilo que é contrário à justiça e, esta por sua vez, que significa uma atitude para garantir nossos direitos, então, me parece haver na sociedade uma forma de injustiça camuflada na idéia de “justiça” e uma forma de justiça escondida em uma aparente “injustiça”. É visível tal realidade quando fazemos uma revisão de nosso modelo de sociedade liberal.
Muitas pessoas acreditam que se vive num país onde nossos direitos estão resguardados por uma Constituição Federal. Esta faz a promessa de garantir a liberdade de expressão, de igualdade perante o tribunal e da obrigação do Estado em promover o essencial para se viver com dignidade.
Todavia, um olhar atento para realidade - e digo que seja realidade vivida e não imaginada - observaremos que as coisas não acontecem bem assim. O que vejo é uma instituição que privilegiam os que apóiam seus mandos e desmandos, quem convém aos seus interesses. O que vejo é um Brasil corrompido, que vira os olhos para um expressivo número de pessoas que estão na miséria. Para este Brasil, é interessante termos miseráveis, é interessante termos um restrito número de milionários, é interessante ter uma população média que pode ser sugada até as ultimas gostas de suor e sangue. E o mais terrível, é bom ter pessoas fáceis de serem enganadas pela idéia de igualdade.
Denuncio que a justiça pregada pela sociedade capitalista é uma mentira. O governo liberal mente, engana, é vergonhoso. Sinto uma revolta tal grande, difícil de ser consumida. O que acho triste é ainda permanecermos alheio a isso. Só poucos entendem essa situação. Você acha que faz uma troca justa quando compra algo, quando vende seu trabalho por um salário? A resposta é NÃO. Se não houver quem ganhe bem com essa troca, de nada ela adianta, e eu sei quem sempre leva vantagem. São os donos, os chefes, os bancos, o capital. Todos nós somos vítimas desse sistema criado por nós mesmos. Não culpo aqui ninguém, mesmo os donos desses grandes impérios econômicos, eles são escravos também do dinheiro.
Parece difícil entender tudo isso. É complicado dar alguma resposta, sugestão solução. Infelizmente isso eu não tenho. Muitas ideologias foram feitas na esperança de acabar com essas desigualdades camufladas, mas todas falharam, foram abocanhadas por esse sistema. A única alternativa que encontro é a mudança da consciência.
Acredito que é possível mudar a pessoa humana. Torna-la mais consciente. Um desafio.Por isso que certas práticas de aparente injustiça podem ser justiças, como as ações afirmativas. Mas espero que essas também não caiam nas malhas do Capital.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!