sexta-feira, maio 04, 2007

O que é Filosofia 2


Dando continuidade a minha definição de filosofia, essa também é muito intima da palavra Sabedoria visto que a mesma corresponde não a um saber pronto e acabado, mas em uma atitude de conhecer e pesquisar as coisas novas, independentemente de sua posição ou opinião dos fenômenos. Assim, sabedoria é uma atitude, e não um mero contemplar.

De fato, muitas pessoas acreditam que ser sábio é ter tido uma boa educação, rígida, exigente e também abrangente. Anos e anos são gastos em decorar sistemáticas obras sobre a história e as ciências, sobre os fatos e as pesquisas, mas, durante todo esse tempo, em que momento paramos para refletir nossa própria vida e tudo o que sabemos? Acredito que se colocarmos na balança nossos momentos de auto-reflexão e os momentos de estudo, com certeza os estudo ganhariam. Temos tempo para as pesquisas e pouco tempo para nós mesmos.

Não quero desqualificar o conhecimento e a pesquisa, os anos de estudo e muito menos desprezar quem decora. Minhas palavras são para aqueles que só acredita que isso e mais nada seja a melhor maneira de se tornarmos sábios.

Ora, uma sabedoria que não está ligada com a práxis social, para mim, não é sabedoria, é apenas história, é apenas conteúdo. Como é que não enxergamos aquilo que estudamos na nossa vida diária? Como é que não paramos para observar o mundo ao nosso redor e dele fazermos preposições, julgamentos, avaliações e reflexões?

A sabedoria filosófica, aqui especificamente, só é amor, como disse antes, quando se entrega a algo em totalidade, ou seja, não só aos estudos escolares e acadêmicos, mas a vida, a realidade, ao fenômeno que dia-a-dia se revela novo, diferente, pronto para ser abarcado, estudado, admirado e amado.

Por isso, "Filosofia" é conhecimento e prática, crítica e reflexão, trabalho e expressão.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!