terça-feira, janeiro 30, 2007

A festa da Carne


A festa mais tradicional do nosso país está chegando! É o CARNAVAL.

Depois do futebol, o carnaval é o evento mais freqüentado pelos brasileiros e estrangeiros. Realmente é imperdível não participar de tamanha alegria que envolve todas as pessoas que gostam do carnaval. Mas hoje, a festa que vemos pela televisão não representa mais a tradicional festa que havia nas ruas das cidades. Um carnaval em que as pessoas se fantasiavam como queriam e saiam para as praças para se divertirem com os vizinhos.

O carnaval que a maioria dos brasileiros procuram é aquele das arquibancadas onde se possa ver o desfile das escolas de samba com mulheres quase nuas. Um carnaval de status social, onde o rico tem lugar privilegiado e o pobre tem que permanecer com os seus na chuva (quando chove claro!). Pois, o que interessa é a diversão proporcionada pela dinheiro e não a significação cultural.

O carnaval de rua possui um significado cultural muito importante. É no momento de fantasias que os papeis sociais podem ser superados. Em dias normais, o patrão é patrão e a empregada, empregada. No carnaval, a empregada vira rainha e o patrão se fantasia com aquilo que inconscientemente gostaria de ser, mas que na vida real não é possível. Assim, o carnaval popular proporcional certa mudança de classe. Pelo menos, uma vez no ano os pobres não se sentem oprimidos!

Agora, o carnaval que existe nas grandes cidades é voltado para o entretenimento e o consumismo. Quem tem dinheiro se diverte, quem não tem observa! Isso significa que o capitalismo, quanto mais avança, mais homogenisa a cultura. Um perigo que temos que estar atentos, para não perdermos nossa identidade!

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!