sexta-feira, abril 06, 2007

UMA PÁSCOA DOCE OU AMARGA?


É com muita alegria que os cristãos comemoram no próximo dia 08 de abril (domingo) a Páscoa do Senhor. Dia da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa é uma celebração tradicional em nossa cultura ocidental. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, sua mensagem foi espalhada por toda a região do oriente médio e Europa, principalmente Roma e Grécia. O que mais se pregava era Jesus como o filho de Deus, o Cristo, o Salvador. Sua vinda ao mundo foi justamente para completar a profecia de um messias salvador que libertaria o povo de suas mazelas. E Jesus, ao se entregar e morrer na cruz, nos libertou do pecado que gera a opressão e o sofrimento no meio do povo.
A Páscoa não é uma festa exclusivamente cristã. Os judeus sempre a comemoravam, pois significava a passagem de Deus no mundo. A libertação da escravidão do Egito e a ida para Terra Santa, a terra prometida aos descendentes de Abaão. Hoje, a Páscoa continua com esse mesmo sentido de passagem, só que desta vez, a passagem do filho de Deus pela morte e ressurreição. O que Jesus fez foi nos libertar da escravidão do pecado e dar esperança de uma vida nova, ou seja, não mais morreremos, mas viveremos em Cristo, no paraíso.
Entretanto, mesmo o significado religioso que ainda permanece forte está sendo substituído gradativamente por uma cultura de consumo. A Páscoa parece não servir mais para lembrar o gesto salvador de Cristo e passa a ser um simples feriado, um dia de ganhar presentes gostosos e de se divertir, pois afinal, na segunda retorna a rotina de produção.
Jesus veio propor a mudança de atitude das pessoas. Que os pobres fossem lembrados, resgatados de sua miséria e que a humanidade aderisse a caridade. Mas isso nem de longe passa a ser o centro das atenções da festa da Páscoa. Assim, individualmente celebramos nossa Páscoa para cumprir uma tradição e não para mudarmos de atitude. Infelizmente, vai Páscoa e chega Páscoa e nada do que presenciamos teve algum progresso.
Quando vamos superar nossas diferenças e preconceitos? Quando vamos por em prática a mensagem de Cristo? Parece que a Páscoa vai continuar sendo mais uma data importante no calendário comercial e feriado para todos os que, deferente de milhões de famintos e pobres, podem ceiar e comer chocolate tranquilamente. É difícil acreditar...

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!