quinta-feira, abril 26, 2007

O que é Filosofia

Como bom filósofo, não poderia deixar de dar minha definição sobre Filosofia. Tendo em vista que muito já foi dito sobre esse termo e que mais uma definição poderia significar uma mera tautologia, resolvo partir para uma visão mais pessoal do que histórica do termo. Assim, pretendo estar sujeito a críticas e erros que estou disposto a assumir caso minha definição não caia no gosto de todos. A esses peço desculpas.
Filosofia é uma atitude, é uma pratica. Está relacionada ao fazer de cada pessoa que a ela se entrega, que explora seu potencial. Dado que a palavra signifique "amor à sabedoria", traduzido do Grego, digo que essa palavra amor deve ser aderida pelo viés do "sem medida". Amar alguém representa dar sua vida, seu eu, seu ser pelo outro. Sacrificar todo o prazer individual e social pela felicidade de quem se ama. Então, não é simplesmente amar a sabedoria como "gostar", "adimirar", "respeitar". Amar a sabedoria é deixar tudo de lado e só a ela oferecer a vida.
De uma maneira radical, essa definição de amar é uma escolha terrível para quem não sabe lidar com os próprios desejos. Hoje se prefere amar apenas por prazer do que amar pelo simples fato de, não importando se o outro me ama ou não, que o outro é alguém como eu.
Tal definição de amar faz parte do meu vocabulário quando o mesmo é usado para a frase "amor à sabedoria". Continua...

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!