terça-feira, abril 10, 2007

A Filosofia de Jovens e Crianças!




A Filosofia para crianças e jovens é um desafio para qualquer filósofo que se forme em uma boa universidade. Isso porque muitas vezes somos formados para uma filosofia acadêmica, voltada para o ensino superior, e mesmo as licenciaturas se esforçam em apresentar bons métodos que ajudem o professor a lidar com essa atividade. Boas publicações existem no Brasil, basta apenas utilizarmos nossa criatividade filosófica para encontrar o melhor meio de transmitir filosofia para crianças e jovens.

Falo de crianças e jovens porque está sendo uma realidade em muitas escolas, a adoção de filosofia para crianças de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. Isso mesmo! A Filosofia está caminhando para um amplo setor de atividades diferentes da exercida no ensino médio e superior. Aquela coisa chata de estudar os filósofos e seus conceitos está mudando o trabalho de muitos professores.

Mas esse trabalho de filosofia no ensino fundamental, muitas vezes é exercido por professores pedagogos, principalmente de 1ª a 4ª série. E essa tarefa exige uma atenção muito especial, como a transmissão de valores e costumes para que a criança não enfrente isso como uma imposição, mas um pensar sobre o convívio familiar e social. Com uma boa formação filosófica, os pedagogos podem diversificar a atividade filosófica com outras matérias de práxis escolar. Exmplo: a matemática e a lógica das coisas, o português e a expressão, dentre outros.

Já na 5ª à 8ª série é possível a participação de professores formados em filosofia. Uma experiência com jovens nesse nível de formação é enriquecedor para uma filosofia prática voltada para a formação do questionamento pessoal, ou seja, o futuro pensador, que questiona as atitudes, os desafios e sabe argumentar com lógica suas vontades e sonhos. E assim, devemos tomar o cuidado de não cairmos nas abstrações fortes de filosofia acadêmica que não levam a uma atitude do pensar.

O estudo filosófico para o ensino fundamental, principalmente de 5ª à 8ª série, é a educação para o pensar. Refletir a sociedade, os modos, os costumes e o comportamento político e ético, tanto do aluno como dos seus. Filosofia é mais do que os conceitos e os filósofos, é um jeito de mudar a ação das pessoas para o melhor, para o progresso verdadeiro.

Dessa forma, incentivo e propaganda é o essencial para levar o trabalho filosófico as crianças e jovens nas escolas. As instituições de ensino devem ter a filosofia como disciplina curricular, pois se queremos seres mais humanos, precisamos depositar no coração deles, a semente de um futuro homem ou mulher consciente dos seus atos, de suas responsabilidade. É levá-los a maioridade, como dizia Kant. E conseguimos isso através da educação para o pensar. Através da Filosofia.

Vamos filosofar!

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!