quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O vírus do Poder. Fidel deixa a presidencia de Cuba


O PODER parece ser um vírus. O vírus não tem nenhum tipo de aparência ou corpo. Ele é constituído de uma cadeia de DNA ou RNA que quando penetra em uma célula, começa a se reproduzir e a matar sua vítima aos poucos. Dai em diante, novos vírus vão surgindo. Aparentemente, essa é a única função e existência de um vírus. Sugar a vítima e se reproduzir. O Poder não deixa de ter essas mesmas características. Uma vez que se hospeda em um indivíduo, vai sugando-o e se reproduzindo, passando para um e para outro. Qual será a vacina contra o vírus do Poder?

Fui surpreendido com a notícia de que Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente de Cuba. A notícia ocupou as mais destacadas páginas de jornais pelo mundo afora. Em pleno século XXI, a ditadura de Fidel resistiu 49 anos no poder, e mesmo com o fim da União Soviética, permaneceu intransponível aos ideais de democracia. Os títulos que destacaram o fim de uma era traziam como chamativo: "Fidel renuncia ao PODER", "Fidel deixa o PODER de Cuba". Sempre a palavra PODER recebe um destaque maior quando se trata de um governo comunista. E na democracia? Existe essa esfera do Poder? Há quem renuncie ao poder? Claro que sim. O Poder está disseminado por ai. Todo mundo corre o risco de se contaminar. É um vírus contagioso. Pode não te matar, mais vai liquidar seus opositores.

Têm gente por ai elogiando Fidel, outros o criticando. Uma coisa é certa, cada opinião se forma a partir de um ponto de vista alienado. Se Fidel seguiu os ideais socialistas, comunistas ou marxistas, e seus discursos eram prolongados e especiais, não encobre a matança de muitos homens. Adversários políticos, famílias, tudo. Uma verdadeira chacina. Mais uma conseqüência do vírus do poder. Ele destrói seus adversários. É muito complicado fugir dele, mas não é difícil domesticá-lo. Basta que tomemos injeções de Filosofia, de Crítica e também de Democracia.

Eu, como muitos outros, esperamos a democracia em Cuba. Esperamos o direito do povo se expressar, de criticar, de tirar alguém do Poder. Numa democracia, nós é que elegemos, nós é que tiramos e colocamos alguém no Poder. Faz-se algo de errado, a gente o tira. Essa certeza democrática precisa vencer. Mas, como diriam os filósofos, tem gente que confunde Democracia com Capitalismo. Um regime ditatorial pode ser capitalista também, vejam o exemplo da China. A única coisa que não pode ser é uma democracia, que preserve os direitos humanos. Assim, esperamos isso para o povo cubano.

O vírus do poder está espalhado até mesmo nas democracias. Isso porque seu combustível se chama Capital. É o dinheiro que movimenta e espalha o vírus. Temos que acabar com os focos de corrupção e ladroagem. Estes são recipientes férteis para propagação do mosquito da “Podernomia”. Os sintomas são claramente percebidos. Os indivíduos começam a usar cargos públicos em beneficio próprio. Driblam as leis e amaciam os que não estão contaminados. Os meios de comunicação prestam um grande serviço de saneamento básico, quando desmascaram os redutos de propagação do inseto. Vamos acabar com isso, vocês podem colaborar e muito.


Cuba precisa ser democratizada, sem os mosquitos da “Podernomia”. Infelizmente, alguns deles estão a 140 km da ilha e podem a qualquer momento chegar e distribuir a virose. Pelo menos, lá não tem analfabetismo, e sem dúvidas, o vírus pode ser facilmente evitado. Entretanto, sempre há um escondido, esperando para deixar sua marca. Não podemos fugir, apenas lutar para evitar o pior. Assim como o vírus não importa se o corpo no qual ele ataca esteja bom ou ruim, o vírus do Poder só funciona em corpos sadios, se eles ficam doentes, percebem que não se tornaram deuses com ele, são pessoas normais como qualquer um de nós. Em suma, o vírus perde seu encanto.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!