domingo, novembro 25, 2007

Filosofia para o Futuro

No último dia 15 de novembro, o país comemorou os 118 anos de proclamação da República Federativa. O que me choca mais é saber que ao longo desses anos nada mudou de substancial na política e nas atitudes das pessoas. A corrupção, a indiferença, o preconceito social e racial, e principalmente, a concentração de riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população. Isso talvez seja a única herança que deixaram os monarcas portugueses no Brasil, depois que levaram quase toda a nossa riqueza em ouro e madeira para Europa. O feito histórico da Proclamação da República deveria ser lembrado por todos como o início de um tempo de mudança na organização social e cultural do país. No entanto, muitas pessoas nem sabem o que se comemora no feriado do dia 15. Pensam apenas em se divertir e descansar da estressante rotina de trabalho.
Os historiadores afirmam que o golpe liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca não obteve um expressivo apoio popular. Muitos não se encontravam empolgados com o novo regime. Uma coisa porém é certe, o país precisava de uma urgente reforma política, mesmo que isso fosse iniciativa de poucos. Ainda hoje precisamos de muitas outras reformas políticas, com destaque para a educação. Educação é o fenômeno que nos faz agir de maneira esclarecida. Esclarecimento é a maturidade da razão, ou seja, quando se pode seguir com suas próprias convicções. Para alguns, isso significa ser dono do próprio nariz. Mas se colocarmos em evidência outros fenômenos sociais que nos certam, como por exemplo, os propósitos de um mundo administrado que exige das pessoas uma relação de troca. Estaríamos condenados a oferecer algo em troca de nossa sobrevivência. Para que não sintamos os efeitos desse processo, recebemos de antemão, bens culturais. Poesia, literatura, cinema e música se tornaram arte de relaxamento hoje, e a educação virou mercadoria na mão de muitos. A educação do Estado também se transformou numa preparadora de mão de obra qualificada. Sua meta são pessoas esclarecidas pela metade. Expertos no que fazem e burros no que acham. Assim podem ser mais controláveis. A educação total do homem deve promover o contrário disso, deve emancipá-lo no todo, não apenas nos conhecimentos técnicos, mais no humano e no social. Isso não se faz apenas pedindo para que se decorem datas e momentos históricos. Isso se faz com a reflexão e com a crítica, dois eixos de suma importância para Filosofia. O investimento filosófico transformou a Colômbia.
Acredito que a Educação do país deve investir em Filosofia, para promover o esclarecimento total do homem. Ela desvenda o que está oculto e disseminado na sociedade. Ela é importante para promover a verdadeira democracia que a Republica deve ser. Seu valor é tamanho que a UNESCO atribuiu a terceira quinta-feira do mês de novembro o dia Internacional da Filosofia, que coincidentemente caiu no feriado do dia 15 de novembro. Por isso, coincidência ou não, foi o momento de pensarmos as bases de nossa Republica e o projeto de transformação da realidade brasileira, para que o futuro do país seja pleno para todos e não para poucos.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!