quarta-feira, setembro 26, 2007

A noção do BEM

"Procurando o bem dos nossos semelhantes
encontramos o nosso". (Platão)


No tempo de Platão, a atitude das pessoas contava muito quando o assunto era o bem. Geralmente, as pessoas desejam o bem para si mesmas, não pensam que podem estar fazendo algo que, quando estendido a outrem, beneficia a si mesmo. O bem não é patrimônio individual, e sim coletivo. Quando desejamos o bem, ele só pode ser concretizado mediante a igualdade com os outros. Como podemos falar sobre o bem, se existem pessoas que vivem em situação sub-humana?
No mundo moderno, é impresso na consciência uma falsa idéia de bem e de integração social. O bem se torna produto de relações comerciais. O Bem virou sinônimo de satisfação e prazer. Logo, só adquirem essa satisfação aqueles que foram privilegiados pela sorte. Não é culpa do sistema, mas da pessoa que não quis mudar sua situação de miséria. Ora! Como pensar em uma sociedade justa e igualitária se na prática isso não acontece.
Assim, o desejo de bem se perdeu na história. Hoje sua visão de mundo se deturpou através das ações de interesse. Grupos específicos são privilegiados em detrimento ao sofrimento dos outros. Nos encontramos no inverso da afirmação platônica: "não faças o bem para o outro e você encontrará seu bem". É necessário mudar essa postura. Precisamos praticar a reflexão crítica e entender que somos humanidade e não indivíduos se degladiando.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!