sexta-feira, junho 15, 2007

As escolhas para vida



"A escolha certa acontece ao longo da vida. Se você acha que encontrou o caminho
para esse problema, seguindo o que os outros recomendaram ou o que o comodismo
lhe proporcionou, você está errado e vai se frustrar"



Nós, enquanto seres humanos, passamos por um processo natural de desenvolvimento ou de vida, que pede de nós uma atitude. O ciclo do nascer e do morrer exige de nós várias escolhas. Escolher é difícil. Estamos sujeitos às vantagens e desvantagens que elas nos trazem. Entretanto, precisamos tomar uma decisão e, o momento da decisão nunca é fácil. Existem pessoas que desde pequenas já possuem aquela “aptidão” ou “vocação” para uma atividade, mas a grande maioria não sabe o que quer fazer.
A escolha certa acontece ao longo da vida. Se você acha que encontrou o caminho para esse problema, seguindo o que os outros recomendaram ou o que o comodismo lhe proporcionou, você está errado e vai se frustrar.
Encontramos hoje no mercado de trabalho, ou melhor, no mercado de formados, muita gente frustrada e acomodada. Essas pessoas não viveram o momento especial de, “epá, espere um pouco, isso não é o que eu quero”, e voltar atrás na escolhe que fizeram.
No mundo hodierno, o mercado competitivo de trabalho exige gente capaz de se arriscar, de encarar novos desafios, de trabalhar em equipe, de ser o diferencial. Por isso, pessoas que não se interessam em se arriscar e viver o acaso, raramente são profissionais felizes. Muitos são mercenários, fazem mais pelo dinheiro do que pelo prazer de se estar prestando um serviço à comunidade.
O que norteia o problema das escolhas é justamente isso. A formação que recebemos deve proporcionar o nosso interesse pela comunidade. Deve despertar em nós paixões e valores especiais. Perdendo os valores, perde-se uma chance de construir uma vida feliz e uma contribuição à comunidade.
Todos os fenômenos que acontecem em volta da pessoa indecisa são importantes para ajudar na escolha. Os meios de comunicação: rádio, tv, internet, jornal, que passaram a unir mais as pessoas como uma grande comunidade global, exibe fatos que levam o jovem a pensar seu futuro. É realmente importante a contribuição que esses meios proporcionam ao adolescente.
Outras pessoas também influenciam na decisão. Pai e mãe, tio, avó, primo ou amigo, estão sempre nos sugerindo algo. Isso é importante, mas devemos dosar e perceber o que é “capricho” de alguns, ou realmente uma ajuda.
Em qualquer momento da vida estamos sujeitos à mudança, não importa se escolhemos uma profissão legal, que se identificou com nossos desejos e anseios, às vezes acabamos trocando de lado. O homem está em plena transformação e dizer que já estamos certos de algo é muito arriscado.

As escolhas da vida são complicadas mesmo, não devemos nos desesperar. Devemos trabalhar todas as possibilidade e perspectivas, sermos fortes, buscar o novo. Por conseguinte, vamos nos apoiar naquilo que nos une, nos valores que praticamos e como pessoas que também erram, lutam para construir um futuro melhor, tanto na vida como de outros.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!