quinta-feira, maio 14, 2009

Educação da violência

A televisão se tornou o meio de comunicação mais poderoso do mundo. Todas as pessoas, de alguma maneira, são influenciadas pelos programas ou telejornais. As notícias, as séries e filmes produzem uma sensação de realidade no indivíduo que este fica impotente perante o hipnotismo deste mecanismo. É certo que um instrumento cheio de potencialidades possa ser usado para o bem, mas também pode ser usado para o mau. Educação e televisão são parceiros e inimigos ao mesmo tempo.

Talvez a grande questão deste século seja: como educar para transformar? A transformação que queremos nada mais é do que o homem mudar seus hábitos. Um número quase irrisório da população, mas que se torna expressivo diante da globalização, deseja ardentemente que o homem reconcilie com a natureza. Não destrua as fontes de sobrevivência do próprio homem e de seus semelhantes. Só por meio da Educação podemos conseguir isto, pois, outro remédio não há.

A Educação, segundo pesquisa realizada pelo IBGE não é prioridade entre os brasileiros. Os motivos são vários, mas posso citar o fato de ser ela uma coisa secundária ou mesmo privilégio de poucos. Mas se não temos boa educação, não temos emprego, saúde de qualidade e governadores honestos e trabalhadores. Quando não temos um povo educado, tanto moralmente, culturalmente e/ou intelectualmente, nossa sociedade viverá no caos constante.

Os produtos industrializados, a sujeira e muitas outras formas de agressão ao homem e seu meio ambiente serão utilizados em larga escala por pessoas sem formação ou esclarecimento. Toda a formação humana faz a diferença, uma vez que convida ao diálogo e ao pensamento. Raciocinar é bom, mas a televisão hoje, acaba fazendo este serviço por nós. Em vez de ser meio, os instrumentos de comunicação se tornam o fim e são endeusados através de nossas ilusões.

Melhorar significa investir mais em pesquisa, ensino. Não há como adquirir progresso sem este item prioritário. Por isso, quero manifestar minha repulsa a todas as formas de destruição da educação brasileira e defendo aqui uma maior abertura e valorização dos profissionais da educação. Que eles possam sentir prazer no que fazem e serem reconhecidos pelo esforço de seu trabalho. Agradeça sempre ao seu professor no final da aula, pois se você não pode salvar o mundo, pelo mesmo sua parte é possível ser feita.

Nenhum comentário:

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!