segunda-feira, fevereiro 26, 2007

O povo brasileiro anda refletindo sobre a questão da maioridade penal. Esse assunto tomou a pauta de discussão depois de uma série de crimes envolvendo menores. Um deles, o que mais causou revolta foi a morte do menino João Helho no Rio de Janeiro, por assaltantes de carro que arrastaram seu corpo por horas. Havia um menor junto aos bandidos. A pergunta crusial é: será que esse menor tinha consciência dos atos que praticou? Por que ele se envolveu nesse crime?

terça-feira, fevereiro 06, 2007

O que é a Felicidade? Parte 2

Grande dilema esse que resolvi me atirar. O sentido da Felicidade. A preocupação maior que tenho é se aceito ou não o fato de que ela só pode ser conquistada de uma maneira integral em outro plano, em outra realidade. Pois, percebi que aqui só encontro momentos de alegria, coisas que dão certo e elevam nosso humor, mas, às vezes, existem momentos de angústia e nada parece funcionar corretamente.
Levando em consideração tais fatos, estou quase convencido de que vivemos é de momentos felizes, e não de algo completo. Infelizmente sofro muito com isso. Crio expectativas sobre algo que em um momento está bem e depois noutro momento piora. Ah! É algo terrível sentir essa sensação. Vou me entregar aos fatos. Tentar encontrar uma solução. Investigar mais profundamente o meu ser.
A felicidade! Terei que conquistá-la aos pouquinhos. Juntar os pedaços e experimentar por instantes o prazer que ela me proporcionará. Agora, quando terei ela por completo!? Só o destino para responder essa questão. Por hora, vou me ater a essas reflexões e se algo novo encontrar, com certeza serei feliz.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

O que é a Felicidade?

Não tenho uma resposta pronta para essa pergunta. É muito difícil responder uma questão tão complicada como essa. Nossa sociedade tem um jeito totalmente diferente de entender a felicidade. Para alguns é dinheiro, para outros uma vida tranquila, outros, um amor verdadeiro, e assim, as explicações vão tomando a forma de desejos pessoais, que universalizados, não expressão a vontade geral. Se a felicidade é um desejo de todo o homem, seu significado deve ser o desejo de todo o homem.
Muitos filósofos buscaram encontrar essa resposta. Se o homem busca a felicidade, que meios ele deve utilizar para isso? Aristóteles encontra resposta na moral, Agostinho e Santo Tomas em Deus e daí vão surgindo inúmeras tentativas de encontrar a felicidade. O que será? Satisfação, dever, depois da morte?

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!