quarta-feira, janeiro 02, 2008

Lula e o otimismo prático


O presidente Lula parece, mas está, não preocupado com o fim da CPMF e a perda de 40 biliões em impostos para seus projetos sociais. Segundo sua assessoria, não haverá cortes nos programas sociais e no PAC (Programa de aceleração do crescimento). O governo fará apenas ajustes no orçamento e contenção de despesas. O discurso de Lula se volta para um otimismo prático, para a promessa de um 2008 melhor em todos os sentidos, tanto econômico como social.


Nosso amado presidente é um dos poucos que se preocupa em manter os programa sociais a todo vapor, pois essa iniciativa é a marca de sua política. Com o apoio de bolsas sociais, muitos pobres deixaram a situação de miséria para uma outra mais ou menos cômoda. O pior é que se elogia tais conquistas. O Brasil atingiu o nível de desenvolvimento que o colocou entre as nações com alto índice de IDH, mas na última posição. Assim, existe muita coisa para concertar neste país.


Para amenizar o fim da CPMF, o governo irá investir em fiscalização contra a sonegação. Vai promover um controle rígido nas movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Pretende acabar com o desvio de dinheiro e a corrupção. Claro que tudo isso é importante, entretanto existem outras dificuldades. Se o governo não melhorar a infra-estrutura do país e cortar os gastos públicos não obterá bons resultados. Primeiro se arruma a casa, depois se faz as reformas.


Se Lula continuar com boas relações internacionais e ao mesmo tempo se preocupar mais com as reformas essenciais para o país, com certeza teremos um 2008 melhor. Mas é preciso ver essa melhora na prática e não no papel. O otimismo teórico pouco representa para a nação. Precisamos ver um otimismo prático, uma verdadeira revolução na situação de desigualdade. É essa praticidade que nosso presidente e seus auxiliares necessitam adquirir.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Retrospectiva 2007?

Como não poderia deixar de mencionar algumas coisas comoventes que aconteceram neste ano de 2007, faço uso de algumas palavras para definir o fim deste bom, mas conturbado ano que termina. Só as palavras Fé e Esperança para mim são oportunas neste momento. Por quê?


Vivemos uma guerra todos os dias. Uma vida conturbada e exaustiva para garantir um pouco de conforto em nosso lar. Vivemos um verdadeiro bombardeio de promessas e projetos para curto, médio e longo prazo. No final das contas, sobra apenas a fé de que tudo melhore, ou ainda a esperança de que um ano melhor vai começar.


Digo isso não por insatisfação ou desabafo, mas pela rotina que todos nós temos que cumprir. Uma vida de escolhas orientadas para um dito "progresso" social que nunca chega. Sempre estamos cansados, procurando algo para amenizar esse impacto da vida. Nos regozijamos nas diversões sociais, nos brinquedos do avanço técnico, mesmo assim falta algo que preencha nossa vida de trabalho. Meu trabalho intelectual me pareceu tão firme e confiante, contudo existem horas que você não possui criatividade para nada. Fico a imaginar como os escritores conseguem pensar tanto para construir suas histórias. Digo que histórias criativas são aquelas em que não se precisa recorrer ou criar estereótipos.


Este ano foi muito exaustivo para mim. Para o próximo ano tenho muitos projetos. Mas como alguns dizem: "Projetos sempre teremos, mas Deus os modifica ou cria outros para nós". O ano que vem é incerto, assim como é incerto o futuro. Poderemos um dia respirar em paz, ou isso é algo da própria natureza? Nascemos, morremos, é um círculo.

domingo, dezembro 02, 2007

Sucesso do I Colóquio

O I Colóquio de Filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia foi um sucesso. Houve uma participação expressiva em comunicações e inscrições para o evento. Ao todo foram 64 comunicações, 12 mini-conferências e 26 inscritos como ouvintes. Totalizando, a participação geral do evento contou com102 inscrições. Em todos os momentos da organização, tudo foi cuidadosamente preparado para que todos fossem bem acolhidos.

No dia 30 de novembro, às 19h30, o diretor geral da Faculdade Dr. Pe. Sérgio de Siqueira Camargo proferiu a conferência de abertura com o título: Ética e Cidadania em Eric Weil. Muito bem articulada e elogiada, Sérgio de Siquira atraiu a atenção e os aplausos do público que o ouviam, sendo tal noite, um grande sucesso. Nessa mesma noite contamos com um evento artístico-filosófico com o Fábio Peixoto, que trabalha música e Filosofia. Tal apresentação agradou e encantou o público que assistia facinado com o potencial artístico na reflexão filosófica.

No outro dia, Sábado de manhã, contamos com as comunicações dos estudantes e pesquisadores que tornaram públicas suas pesquisas acadêmicas. Da mesma forma se seguiu o sábado à tarde, encerrando nosso evento com brilhantismo.
O evento foi ótimo, e todos esperam outro melhor ainda.


domingo, novembro 25, 2007

Filosofia para o Futuro

No último dia 15 de novembro, o país comemorou os 118 anos de proclamação da República Federativa. O que me choca mais é saber que ao longo desses anos nada mudou de substancial na política e nas atitudes das pessoas. A corrupção, a indiferença, o preconceito social e racial, e principalmente, a concentração de riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população. Isso talvez seja a única herança que deixaram os monarcas portugueses no Brasil, depois que levaram quase toda a nossa riqueza em ouro e madeira para Europa. O feito histórico da Proclamação da República deveria ser lembrado por todos como o início de um tempo de mudança na organização social e cultural do país. No entanto, muitas pessoas nem sabem o que se comemora no feriado do dia 15. Pensam apenas em se divertir e descansar da estressante rotina de trabalho.
Os historiadores afirmam que o golpe liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca não obteve um expressivo apoio popular. Muitos não se encontravam empolgados com o novo regime. Uma coisa porém é certe, o país precisava de uma urgente reforma política, mesmo que isso fosse iniciativa de poucos. Ainda hoje precisamos de muitas outras reformas políticas, com destaque para a educação. Educação é o fenômeno que nos faz agir de maneira esclarecida. Esclarecimento é a maturidade da razão, ou seja, quando se pode seguir com suas próprias convicções. Para alguns, isso significa ser dono do próprio nariz. Mas se colocarmos em evidência outros fenômenos sociais que nos certam, como por exemplo, os propósitos de um mundo administrado que exige das pessoas uma relação de troca. Estaríamos condenados a oferecer algo em troca de nossa sobrevivência. Para que não sintamos os efeitos desse processo, recebemos de antemão, bens culturais. Poesia, literatura, cinema e música se tornaram arte de relaxamento hoje, e a educação virou mercadoria na mão de muitos. A educação do Estado também se transformou numa preparadora de mão de obra qualificada. Sua meta são pessoas esclarecidas pela metade. Expertos no que fazem e burros no que acham. Assim podem ser mais controláveis. A educação total do homem deve promover o contrário disso, deve emancipá-lo no todo, não apenas nos conhecimentos técnicos, mais no humano e no social. Isso não se faz apenas pedindo para que se decorem datas e momentos históricos. Isso se faz com a reflexão e com a crítica, dois eixos de suma importância para Filosofia. O investimento filosófico transformou a Colômbia.
Acredito que a Educação do país deve investir em Filosofia, para promover o esclarecimento total do homem. Ela desvenda o que está oculto e disseminado na sociedade. Ela é importante para promover a verdadeira democracia que a Republica deve ser. Seu valor é tamanho que a UNESCO atribuiu a terceira quinta-feira do mês de novembro o dia Internacional da Filosofia, que coincidentemente caiu no feriado do dia 15 de novembro. Por isso, coincidência ou não, foi o momento de pensarmos as bases de nossa Republica e o projeto de transformação da realidade brasileira, para que o futuro do país seja pleno para todos e não para poucos.

sexta-feira, novembro 02, 2007

I Colóquio de Filosofia

Um evento científico procura proporcionar o diálogo com a pesquisa e a extensão universitária. Também é de praxis promover a difusão do trabalho academico no ambito institucional, mostrando assim, que cada faculdade está comprometida com o novo, com as perspectivas de criação e originalidade.
O I Colóquio de Filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia visa espalhar na comunidade esse sentimento da pesquisa. O evento não só se destina aos mestres da casa como é aberto a todos que desejam comunicar seus trabalhos. Nossa meta é mostrar que o curso de Filosofia é local de produção, de objetividade e de qualidade. Não se pensa apenas os conceitos, mas procura dar sua contribuição social no campo das ciências. Agora ninguém pode dizer que Filosofia não serve para nada. Pelo contrário, a Filosofia serve para que quem nela se empenha possa construir um mundo melhor e mais humano.
Venha participar do nosso evento!
Acesse: www.catolicaonline.com e obtenha todas as informações.

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!