terça-feira, junho 24, 2008

Minha volta gradual ao blog!

Caras leitoras e leitores do meu blog, e também você que é visitante esporádico que acabou caindo aqui através de algum mecanismo de busca ou porque estava navegando sem rumo pela rede de computadores e achou interessante a temática deste site. Todos vocês se sintam convidados e acolhidos pelo filósofo que é às vezes poeta e outras vezes sério de mais.

Depois do I Simpósio Nacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea que ajudei a organizar, minhas energias praticamente sumiram e o estimulo de continuar escrevendo já não acompanha o novo ritmo de trabalho que agora estou submetido. Tenho que finalizar minha pesquisa para o mestrado. Na reta final, os textos precisam de uma atenção maior e especial. A dedicação e o esforço são indispensáveis neste momento.

Gostaria de compartilhar com vocês o quanto foi importante este primeiro evento em Metafísica para o trabalho filosófico. Sabe-se que em tempos onde a Metafísica está em descrédito, suas problemáticas voltam a ser alvo de questionamentos filosóficos. Estas dúvidas não estão longe da realidade, como alguns pensam que é o modo de se fazer Metafísica. Pelo contrário, hoje esta disciplina filosófica ocupa um lugar privilegiado, pois suas indagações ainda persistem.

Para corroborar tais afirmações, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas e obteve 80 inscrições em comunicação de trabalho, dentre os quais, 21 foram sobre Metafísica e Ontologia, um dos eixos temáticos do evento. Nestas comunicações, o que mais prevaleceu foi às discussões contemporâneas da Metafísica, cujos autores podemos destacar Bérgson, Sartre, Heidegger e outros. Todas as apresentações foram objetivas e claras, destacando a enorme importância de se pensar o SER e suas fundamentações.

Ao fazer um balanço geral, notou-se que há uma urgente necessidade de se promover novos debates sobre a questão Metafísica e um novo evento itinerante, com a parceria de outras instituições, dentre elas, a PUC-Minas que fez a proposta de se fazer uma nova edição do evento em Belo Horizonte. Em suma, acredito que nós, os organizadores, colhemos os bons frutos do trabalho e sabemos que os próximos eventos serão muito mais ricos e fortes no que diz respeito à participação. Assim, novos trabalhos em Filosofia virão, aguardem....

Minha Filosofia é

um site de reflexão sobre vários assuntos. Seu objetivo é levantar debates e questionamentos acerca dos acontecimentos contemporâneos. Sugestões e comentários são bem-vindos.


Minha Filosofia Headline Animator

VISITANTES

Total de Visitantes:

Obrigado por sua visita!